A cirurgia pós-obesidade é indicada para pacientes que passaram por uma drástica perda de peso, muitas das vezes após a realização da cirurgia bariátrica (redução de estômago), sendo que o paciente passa naturalmente a apresentar grandes excessos de pele na forma de flacidez localizada principalmente no abdome, braços, pernas, mamas e na face.
A correção das deformidades geradas pelo grande emagrecimento, através da retirada do excesso de pele e do remodelamento corporal, gera a elevação do grau de satisfação pessoal, a reintegração social e melhora importante da auto-estima.
A cirurgia plástica de contorno corporal completo inclui a lipoaspiração (em casos específicos), ressecção das dobras do abdome, dos braços, das coxas, mamoplastia e outros procedimentos necessários.
Cirurgias plásticas após-obesidade devem ser feitas quando o peso já está estabilizado e o cirurgião plástico deve avaliar caso a caso quais procedimentos precisam ser realizados em cada paciente.
Algumas das cirurgias recomendadas para ex-obesos: lifting facial, lifting das coxas (cruroplastia), plástica das costas (torsoplastia), plástica dos braços (braquioplastia), mamoplastia e abdominoplastia.