A plástica das orelhas ou otoplastia ou cirurgia para tratar orelhas em abano, é realizada para mudar a forma ou tamanho das orelhas. A maioria das pessoas que desejam submeter-se ao procedimento possuem orelhas proeminentes, que se projetam para frente, afastando-se da cabeça.

A cirurgia é indicada a partir da idade escolar (6 - 7 anos), evitando-se traumas psicológicos ou qualquer dificuldade de convívio social nas crianças. Entretanto, não é incomum a realização do procedimento em adultos.

O objetivo cirúrgico é reduzir a evidência das orelhas em abano, a sua projeção em relação à cabeça e corrigir assimetrias existentes. Durante a consulta avaliam-se as causas de tal deformidade, os pavilhões auditivos externos e propõe-se um plano de tratamento que melhor atenda às necessidades individuais de cada paciente.

O procedimento consiste em fazer uma incisão no sulco existente atrás da orelha, remover o excedente cutâneo, remover ou remodelar a cartilagem auricular e fixá-la, se indicado, mais próxima à cabeça, a fim de corrigir eventuais contornos defeituosos e proporcionar uma aparência esteticamente mais agradável.

O índice de satisfação com esta cirurgia tende a ser bem alto visto que os resultados são imediatamente visíveis e geralmente duradouros. Geralmente há um aumento nas atividades sociais, físicas e profissionais dos submetidos, além de ser extremamente benéfica para crianças que sofreram bullying na escola.