A gluteoplastia é uma das mais modernas cirurgias plásticas, a qual permite corrigir assimetrias, aumentar o tamanho e volume, corrigir a flacidez e melhorar a forma, os contornos e a projeção dos glúteos.
Pode ser realizada por duas maneiras: através da inserção de um implante de silicone ou através da enxertia de gordura (retirada do próprio paciente, tratada e em seguida inserida nos glúteos).
A prótese de glúteo é indicada para os pacientes que apresentam nádegas pequenas ou que após emagrecimento tiveram grande redução do volume, sem que houvesse ptose importante (queda do bumbum).
Já o enxerto de gordura na gluteoplastia fica reservado para os casos em que se necessita de pouco a moderado aumento dos glúteos, visto que já tem algum volume e, assim, promovendo somente um realce de suas formas.
A efetividade da gluteoplastia ou cirurgia plástica de glúteos se deve principalmente pela possibilidade de se restaurar, quase que imediatamente, o volume e a forma da região glútea que estava prejudicada, resultando num bumbum bonito e atraente.