A lipoaspiração (também chamada lipoplastia) é o procedimento cirúrgico indicado para eliminar a gordura localizada que não responde a dietas tradicionais, a exercícios físicos e que não diminui com regimes alimentares. A lipoaspiração / lipoescultura pode ajudar a esculpir o seu corpo e a restaurar uma forma mais harmônica. É recomendado para pacientes que apresentam boa elasticidade de pele e consistência adequada do tecido celular subcutâneo. É importante lembrar que a lipoaspiração não deve ser confundida com um método de emagrecimento, pois sua finalidade é com relação ao contorno corporal.
Através de pequenas incisões, o cirurgião introduz uma cânula ligada a um aspirador especial, com alta pressão de vácuo. A gordura a ser removida é aspirada. A seguir, pequenas suturas fecham as incisões, deixando cicatrizes discretas.
A lipoaspiração pode ser realizada em diversas partes do corpo, apresentando melhores resultados nas regiões laterais da coxa (culotes), abaixo do queixo (papada), parte interna das coxas, região anterior do abdome, região lateral do abdome (cintura), região dorsal e nádegas.
Quando esta gordura aspirada é submetida a tratamento específico e é enxertada em outras partes do corpo, como os glúteos, tem-se a lipoescultura. Assim, lipoescultura é uma técnica que associa a lipoaspiração ao lipotransplante.
A lipoaspiração / lipoescultura pode ser associada à abdominoplastia, ao lifting facial, à mamoplastia redutora, à prótese de mama, entre outros procedimentos. O planejamento e o domínio dos aspectos técnicos da execução são fundamentais para otimizar resultados e minimizar seus riscos - a lipoaspiração / lipoescultura só deve ser realizada por profissionais capacitados para este procedimento.