A mamoplastia redutora ou plástica de redução das mamas procurar realizar o tratamento das pacientes que apresentam mamas grandes e volumosas que, além de comprometerem a aparência e causarem muitas vezes importante constrangimento social, podem trazer também desconforto físico (dor nas costas, marcas nos ombros devido ao sutiã, problemas posturais e alterações de pele em sua porção inferior).
Assim, além do importante benefício funcional (com melhora da dor e da postura), a mamoplastia redutora tem um aspecto estético fundamental, ao melhorar forma e aparência geral dos seios e deixando-os mais proporcionais ao restante do corpo.
A técnica tradicional para este procedimento resulta em cicatriz que circunda a aréola e continua para baixo em forma de T invertido ou em L. Pelas incisões são retirados os excessos de pele, tecido glandular e gordura. Após, é feito o remodelamento dos seios e o reposicionamento dos mamilos, obtendo-se uma consistência mais firme e com menor flacidez. A forma cônica e arredondada das mamas deve ser almejada. Lipoaspiração pode ser associada para remoção da gordura da parede torácica lateral às mamas, objetivando um contorno corporal final mais harmônico.
Dessa maneira, planejamento e execução apropriados são fundamentais para um bom resultado e satisfação da paciente.