Mastopexia ou plástica de levantamento das mamas ou lifting das mamas é indicado para mulheres que tem como queixa principal a queda dos seios (ptose mamária) e é realizado para restaurar o formato juvenil e a consistência das mamas.
Ao longo do tempo, os efeitos da gravidade e da perda de elasticidade natural da pele começam a refletir na aparência dos seios da mulher. Esses fatores, combinados com a gravidez, amamentação e grandes perdas de peso fazem com que as mamas tornem-se flácidas e com menos volume.
As cicatrizes circundam a aréola e continuam para baixo em forma de T invertido, L ou apenas com um traço vertical. O excesso de pele é removido e o tecido mamário é reposicionado superiormente visando projeção e firmeza das mamas. Durante este procedimento é possível também ajustar o tamanho da aréola, a qual frequentemente encontra-se aumentada nestes casos. Se as mamas perderam muito volume, será necessário associar ao procedimento a colocação de implantes mamários de silicone para restaurar esta perda. Nesta cirurgia, chamada de mastopexia de aumento ou mastopexia com prótese, a correta indicação, planejamento e execução são fundamentais para um bom resultado.
Cada paciente possui suas particularidades e, durante a consulta, será exposto um plano terapêutico individualizado com intuito de melhorar a aparência e a autoconfiança dessas mulheres.